![](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_47c539fee05c4b65b89ee3f5e65274bf~mv2.jpg/v1/fill/w_288,h_162,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98c81d_47c539fee05c4b65b89ee3f5e65274bf~mv2.jpg)
![Instruções _ Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_1110b1d87d8f457bb87fd654698cabd5~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98c81d_1110b1d87d8f457bb87fd654698cabd5~mv2.jpg)
![Instruções | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_1110b1d87d8f457bb87fd654698cabd5~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_843,w_6000,h_2314/fill/w_980,h_378,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Instru%C3%A7%C3%B5es%20_%20Bicicletas%20Monark.jpg)
![Instruções | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_d15586cf378749dea2fba161f4b52655~mv2.png/v1/fill/w_980,h_818,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Revendedores%20%2B%20Modelos%20Monark.png)
![Logo Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_fd222d06a6a248df841703831ea55356~mv2.png/v1/fill/w_178,h_106,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Logo%20Monark%20-%20alta%20resolu%C3%A7%C3%A3o.png)
![Instruções | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_55976c8daf8e4f699d1f0188b0b46475~mv2.png/v1/crop/x_4670,y_2660,w_1330,h_340/fill/w_242,h_61,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Instru%C3%A7%C3%B5es.png)
Freios
Freio Side Pull: Com uma chave estrela 10 mm, regule a posição e altura das sapatas (4A) em relação ao aro, utilizando os parafusos laterais (4B). A seguir regule a distância das sapatas em relação ao aro em aproximadamente 2 mm, procedendo da seguinte forma: solte a porca do parafuso de fixação do cabo (4C) e puxe ou solte o cabo de aço com um alicate, até obter o ajuste necessário. Reaperte bem a porca. Para uma maior precisão nessa regulagem, utilize o parafuso de ajuste fino (4D), girando-o no sentido horário ou anti-horário até obter a referida distância ideal. Trave apertando a porca (4E).
![Freios | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_a2978c0347cf4206a1105c6d46995ec2~mv2.jpg/v1/fill/w_171,h_126,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Fig_%2004.jpg)
![Freios | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_1a47165e80894c6ab219008c9326ec48~mv2.jpg/v1/fill/w_177,h_142,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Fig_%2009.jpg)
![Freios | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_cabc0677c3ea42d5913741c03c948e5f~mv2.jpg/v1/fill/w_121,h_142,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Fig_%2007.jpg)
![Freios | Bicicletas Monark](https://static.wixstatic.com/media/98c81d_ae59fbf6705e4b378004f36d3dd8f3d5~mv2.jpg/v1/fill/w_121,h_124,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Fig_%2009%20e%2015.jpg)
Freio Inglês Dianteiro: Encaixe o garfo do freio dianteiro (Fig. 7A) nas guias (7B). A seguir encaixe as varetas do freio (7F) nas alavancas do guidão (7D). Utilizando chave estrela de 10 mm afrouxe as porcas intermediárias (7E), levante o guidão em aproximadamente 10 cm, acione a manete do freio até o fim do curso, centralize a vareta no furo da porca intermediária e solte a alavanca. Certifique-se que o guidão esteja na posição desejada e aperte o parafuso expander definitivamente. Ajuste a altura do garfo do freio dianteiro de modo que as sapatas (7C) fiquem à 2 mm do aro e reaperte as porcas intermediárias. Verifique a posição das sapatas em relação à superfície de frenagem do aro (7G), que deve ser centralizada. No modelo Tropical atente para que a vareta do freio seja encaixada no furo do suporte da cesta.
Freio Inglês Traseiro: O freio traseiro é montado na fábrica. Para a regulagem, solte a porca (9A), e puxe ou empurre o garfo do freio (9B), de acordo com a necessidade. Reaperte a porca. Para uma regulagem mais precisa, solte a contra-porca (9C) e gire a porca dentada de ajuste fino (9D), até obter a distância de 2 mm entre as sapatas e o aro. Reaperte bem a contra porca.
Freio Cantilever Dianteiro: Com as chaves allen 5mm e fixa de 10mm, regule a posição e altura das sapatas (Fig 9-A) em relação ao aro, utilizando os parafusos de regulagem (9B). Encaixe o terminal (9C) do cabo de acionamento dos cantilevers (9D) no conjunto da sapata direita (9E).
A seguir, regule a distância das sapatas em relação ao aro em aproximadamente 2mm, dessa forma: solte o parafuso de fixação do cabo (9F) com uma chave estrela de 8mm e puxe ou solte o cabo de aço com um alicate até obter o ajuste necessário. Reaperte-o bem.
Nos modelos equipados com parafusos de ajuste fino, localizado na manete esquerda (Fig-10A), essa regulagem pode ser ainda mais precisa, bastando girar o mesmo para um lado ou para o outro, até obter a referida distância ideal. Feito isto, aperte a porca (10B) manualmente para o travamento.
OBS:
1) O freio traseiro de sua bicicleta já vem montado. Para efetuar as regulagens, repita os procedimentos descritos para o freio dianteiro;
2) O parafuso de regulagem fina do freio cantilever traseiro está localizado na manete direita ou na parte superior do garfo traseiro. Exepcionalmente alguns modelos trazem ambas as disposições;
3) Caso a posição inicial do suporte do guidão seja alterada, regule novamente o freio dianteiro.